Ofertas Tecnológicas

Antes de cada edital esta página será atualizada com as ofertas tecnológicas de projetos de interesse das empresas parceiras.

Caso sua empresa já tenha um projeto de interesse e queira compartilhar envie um e-mail para dai@ufabc.edu.br (projeto de doutorado – 4 anos) ou mai@ufabc.edu.br (projeto de mestrado (2 anos) com uma breve descrição do projeto e se deseja que o nome da empresa seja divulgado juntamente com a proposta ou não. A proposta será divulgada aqui!

OFERTA TECNOLÓGICA PARA IC

PROJETO 1 – Manufatura Aditiva em Aço Maraging com Técnica de Fusão Seletiva a Laser

Resumo: O projeto tem como objetivo um trabalho cientifico de pesquisa e desenvolvimento em atividades relacionadas a Manufatura Aditiva em Aço Maraging utilizando a Técnica de Fusão Seletiva a Laser, o Aço Maraging devido suas propriedades como excelente resistência mecânica e também uma boa tenacidade devido em sua composição ter baixíssimo teor de C contudo possui outras ligas mas principalmente um alto teor de Ni, que permite essas propriedades, por isso ele é comumente utilizado para o mercado Aeroespacial e também para fabricação de moldes de injeção e conformação, nosso projeto será relacionado para aplicação em moldes com geometrias complexas, esperamos que esse trabalho possa agregar valor a esse tema tão importante principalmente nos dias atuais com a revolução da Industria 4.0.

Orientador: Prof. Dr. Sydney Ferreira Santos

PROJETO 2 – Recuperação de Fósforo e Amônio de Efluentes de Processo Electroless Nickel como Estruvita

Resumo: O fósforo é um elemento químico fundamental para uso como fertilizante na agricultura. Atualmente existem duas problemáticas envolvendo esse recurso: o seu esgotamento, previsto para ocorrer ainda neste século, e a sua presença em quantidades excessivas nos corpos hídricos, causando o fenômeno da eutrofização. Nesse contexto, o presente projeto visa recuperar fósforo e amônio presentes em efluentes de processos para a deposição de níquel por processo autocatalítico – electroless nickel (EM). Os efluentes, após a remoção de níquel, serão submetidos a processos oxidativos avançados e posterior precipitação de estruvita.

Orientador: Prof. Dr. Wagner Alves Carvalho

PROJETO 3 – Fibras de poli(tereftalato de etileno) multifuncionais para cortinas hospitalares

Resumo: O projeto visa o desenvolvimento de fibras de poli(tereftalato de etileno) que possam ser utilizadas para fabricar tecidos para cortinas hospitalares. Serão desenvolvidos nanocompósitos a partir de nanopartículas híbridas a fim de atingir quatro propriedades funcionais i.e. ação antimicrobiana, proteção à radiação UV, retardante de chama e autolimpante. Nanocompósitos contendo diferentes teor e proporção de nanopartículas serão preparados por mistura no estado fundido, e caracterizados. Além disso, será avaliado o impacto da quantidade de nanopartículas na formação de fibras. O projeto será desenvolvido em parceria com a empresa BRGoods.

Orientadores: Profa. Dra. Mathilde Champeau e Prof. Dr. Danilo Carastan

PROJETO 4 – Apontamento de Cubesats com e sem Rodas de Reação – Efeitos Comparativos e Aplicação à Missão Nanomirax/CRON-1

Resumo: O projeto trata do estudo da inclusão de atuadores do tipo roda de reação no controle de atitude no satélite NANOMIRAX/CRON-1 e comparar o desempenho com controle realizado somente com atuadores do tipo torqueador magnético. O satélite NANOMIRAX/CRON-1 é um projeto em desenvolvimento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela empresa CRON, além de outras participações, tais como a empresa HORUSEYE. A modelagem matemática do problema, considerando as duas configurações, a simulação numérica da dinâmica controlada de atitude, considerando manobras e perturbações, e a análise comparativa do desempenho das duas opções de atuação são as etapas principais do desenvolvimento desse projeto.

Orientador: Prof. Dr. Luiz de Siqueira Martins Filho

PROJETO 5- Remoção de nitrato em soluções aquosas por processos de adsorção em compósitos argila-carvão

Resumo: O presente projeto visa preparar adsorventes baseados em argilas brasileiras, sílica e compósitos com carvão, visando a adsorção de nitrato (ameaça potencial aos ecossistemas e à saúde humana) em soluções aquosas. Os materiais serão testados em diferentes condições de pH, proporção adsorvente e concentração de nitrato, pretendendo-se compreender posteriormente a influência da estrutura e composição dos diferentes adsorventes utilizados. O presente projeto está inserido dentro do Programa Mestrado Acadêmico para Inovação (MAI) da UFABC, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia / Química, e conta com a parceria da empresa Invict Comércio de Equipamentos Industriais ME (Campinas – SP).

Orientador: Prof. Dr. Wagner Alves Carvalho

Co-Orientador Acadêmico: Prof. Dr. Pedro Sérgio Fadini

Nunc eu metus nec dolor auctor malesuada id eu dolor. Nunc vulputate pretium nisl a porttitor. Morbi ornare finibus ex vitae tincidunt. Fusce dolor orci, eleifend et lacus ut, placerat convallis lacus. Duis nunc nisi, laoreet a venenatis vel, sagittis ac lectus. Nullam quis maximus felis. Fusce ornare ex nisi, at ultricies nibh posuere et. Donec sit amet lorem velit. Curabitur auctor turpis diam, nec dapibus neque dictum sed. Curabitur sollicitudin eros eget enim fringilla, non eleifend tellus lobortis.

Rolar para o topo