Programas de Mestrado e Doutorado Acadêmicos para a Inovação – MAI e DAI

Os programas de pós-graduação para a
Inovação na UFABC

Esta ideia nasceu nasceu de um esforço conjunto entre a UFABC e o CNPq para ampliar as interações Universidade-Empresa.

O programa envolve três parcerias institucionais: a) a UFABC; b) uma empresa ou indústria privada, pública ou de economia mista que desenvolva atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (P&D&I) em instalações próprias ou em instalações de terceiros; c) o CNPq, que financia projetos por meio de uma bolsa de mestrado ou doutorado convencionais.

QUEM PODE PARTICIPAR:

PÓS-GRADUANDOS: candidatos que tenham concluído curso de graduação (MAI) e candidatos que tenha concluído mestrado (DAI) Atenção!!!! Como estes programas visam ampliar as interações Universidade-Empresa os candidatos elegíveis não podem ter vínculo empregatício pois a pós-graduação será realizada com dedicação exclusiva ao projeto financiada pela bolsa de Mestrado ou Doutorado regular do CNPq.

EMPRESAS: que tenham sede no País e desenvolvam atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (PD&I) em  instalações próprias ou instalações de terceiros.

Nossa missão

Incentivar pesquisas colaborativas entre a UFABC e Empresas com o propósito de gerar conhecimento e inovação baseados nos princípios da sustentabilidade ambiental e econômica enquanto gera mão de obra qualificada para trabalhar com pesquisas tecnológicas aplicadas de alta complexidade.

MAI – Mestrado Acadêmico para a Inovação

No programa MAI o candidato é convidado a conhecer previamente os programas de pós-graduação da UFABC e orientadores elegíveis, entrar em contato com eles e em comum acordo identificar um tema de pesquisa que interesse tanto a eles como a alguma das empresas cadastradas no MAI. Em seguida devem montar um projeto em conjunto e apresentar este projeto no ato da inscrição do processo seletivo do programa. Caso exista o interesse podem ser inscritos candidatos com projetos elaborados com empresas ainda não cadastradas, mas que tenham interesse em se cadastrar para participar do MAI na UFABC. No mais o mestrado seguirá as regras do programa de pós-graduação ao qual o aluno se matriculará, porém sob orientação acadêmica de um docente da UFABC e supervisão industrial do parceiro.

DAI – Doutorado Acadêmico Industrial

O programa DAI é estruturado em duas fases, uma de pré-doutorado (fase de garimpagem do projeto – com duração máxima de 6 meses) e uma de doutorado (fase de execução do projeto). Durante cada uma dessas fases o aluno conta com a supervisão/ orientação acadêmica e industrial. A passagem da fase de pré-doutorado para a fase de doutorado está sujeita a uma avaliação que, entre outros aspectos, irá considerar a adequação do projeto do aluno aos objetivos do programa. ​A fase do doutorado segue as regras do programa regular de pós-graduação ao qual o aluno se matriculará, porém sob orientação acadêmica de um docente da UFABC e supervisão industrial do parceiro.

Nossa Equipe

A coordenação do DAI e do MAI na UFABC é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PROPG

Prof Dr Demétrio Jackson dos Santos

Coordenação


Wilson Basso Jr.

Auxiliar Administrativo

PRÓ-REITOR – Prof. Dr. Charles Morphy Dias dos Santos, PRÓ-REITOR ADJUNTO – Prof. Dr. João Paulo Gois

Ainda tem dúvidas?

Se ficou com alguma dúvida ou se quiser marcar uma conversa entre em contato conosco.

Rolar para o topo